Elementos essenciais de um projeto de topografia

Abaixo listamos alguns dos elementos essenciais para se ter um produto final de qualidade do seu projeto de topografia.

 

 1º Fique atento à coleta dos dados: A maioria dos erros em um levantamento são causados pela falta de atenção ou cansaço do operador. Logo é importante que os profissionais envolvidos estejam capacitados para este tipo de trabalho e tomem os cuidados de forma redobrada para garantir a confiabilidade das informações coletadas.

2º Utilize softwares para auxiliar no desenho: Existem diversos softwares que auxiliam no desenho topográfico. Hoje, com o avanço da tecnologia os produtos são totalmente digitais o que confere maior agilidade e qualidade dos produtos gerados. Exemplo disso é enorme gama de soluções que softwares CAD oferecem, como o AutoCAD 2019. O Autodesk AutoCAD se trata de uma ferramenta de desenho técnico voltada para Engenharia e Arquitetura que possui diversos recursos para projetos em CAD 2D, possibilitando a sua utilização em projetos planialtimétricos.

3º Saiba as principais ferramentas do software: Saber as ferramentas básicas do AutoCAD já é suficiente para se realizar um bom projeto. Por isso, é importante saber desenhar linhas e polilinhas, círculos, polígonos e inserir coordenadas. Além disso, trabalhar com comandos de cálculos automáticos de área e perímetro também farão com que seu projeto se torne mais ágil.

4º Utilize rotinas prontas: No AutoCAD podemos trabalhar com a execução de rotinas já programadas, o que garante praticidade e rapidez nas suas ações. Tais rotinas são conhecidas como Lisp e vão desde o cálculo de área até a geração de memoriais descritivos.

5º Saiba trabalhar com coordenadas e ângulos: As coordenadas são a identidade de um levantamento, ou seja, elas servirão de referência e irão nortear todas as ações feitas naquele projeto. Saber as coordenas é saber a localização da área de estudo e ter subsídios para, por exemplo, realizar o cálculo da área de uma propriedade. Quando se faz uma planta topográfica, nosso desenho será vinculado à uma certa direção. Essa direção é materializada pelos ângulos que formados entre dois pontos, podendo ser o azimute ou o rumo. Sendo assim, saber com qual ângulo se está trabalhando, as coordenadas do levantamento e como representá-los no desenho é essencial para garantir a fidelidade do projeto.

6º Saiba gerar layout: É a partir do layout que se visualiza seu projeto final, é importante que se dê a devida atenção à esta etapa. Os elementos essenciais para um bom produto final são o grid, a orientação de desenho, a escala (seja ela gráfica ou numérica), uma legenda, um título, a localização da área de estudo os dados do profissional, entre outros. Como forma de padronizar e otimizar as ações, o AutoCAD permite com que você crie seu layout e utilize em diferentes projetos.

Fonte: http://geoeduc.com/blog/projeto-de-topografia-elementos-essenciais/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Nos acompanhe

Menu